Início Áreas de Apoio Área Comercial e Social Área Cultural FaceBook
Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

Centro de Atividades Ocupacionais







"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades" (Hallahan e Kauffman, 1994)






Definição

O Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) constitui-se como uma resposta social que se desenvolve em equipamentos, tendo como objetivo fundamental proporcionar condições para um aumento da qualidade de vida de pessoas com Deficiência com mais de 16 anos. Esta resposta desenvolve-se através de atividades socialmente úteis com o intuito de estimular ao máximo as potencialidades dos destinatários.

Pretende-se que os clientes desta resposta social desenvolvam a sua criatividade e sejam cada vez mais ativos, não existindo, no entanto, qualquer exigência em termos de produtividade. O produto final das atividades dos clientes, sempre que possível, funciona como estímulo, não só à sua valorização pessoal, mas também como factor de integração e visibilidade social através da sua comercialização em eventos específicos.  


Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo último satisfazer as necessidades/expetativas e potenciar as autonomias de cada cliente.


- Atividades Lúdico-Terapêuticas – visam a ativação físico-funcional e a estimulação sensorial (p.e., Ginástica, Natação; Equitação; Espuma).


- Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social – visam promover as competências de relacionamento interpessoal, autodeterminação, autonomia, bem-estar, cidadania e participação social: (p.e., Concurso Talentos; Encontro Natação Adaptada; Marcha São Pedro; Treinos Sociais; outros).


- Atividades Sócio-Culturais – são atividades de caráter geral, de âmbito lúdico-recreativo, desportivo, cultural, social, festivo ou formativo.


- Atividades Vida Diária – são atividades básicas de higiene pessoal, vestuário e refeição, domésticas e gerais da vida diária.


- Atividades Estritamente Ocupacionais – são atividades realizadas no âmbito do processo de transformação das matérias-primas, nomeadamente reaproveitamento de materiais, em produtos finais: p.e. barro; artesanato; oficina Biscoitos).


- Atividades Socialmente Úteis - têm como objectivo a valorização pessoal do cliente e o máximo desenvolvimento das suas capacidades no sentido da promoção da sua autonomia e/ou facilitar a possível transição para programas de inserção sócio-profissional.

Destinatários

As acções desenvolvidas no Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) pretendem dar respostas a dois grupos de pessoas com deficiências e incapacidades:

- Pessoas com défices extremos de capacidade e autonomia;

- Pessoas com deficiências e incapacidades, cuja integração socioprofissional se encontra condicionada, mas que evidenciam potencial para uma integração social activa através de actividades ocupacionais e actividades socialmente úteis.

Equipa

Coordenadora do Centro de Actividades Ocupacionais/Psicopedagoga

Ajudantes Reabilitação

Auxiliar Serviços Gerais


Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira das 8h00 às 16h00


Coordenadora: Dra Helena Silva