Início Áreas de Apoio Área Comercial e Social Área Cultural FaceBook
Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

CAAPS MAIA - Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial da Maia


O Rendimento Social de Inserção (RSI)  é uma política de acção social, cujo enquadramento legal se rege pelo Decreto de Lei 70/2010 de 16 de Junho - uma nova aplicação da Lei 13/2003 de 21 de Maio.

O RSI consiste numa prestação do subsistema de solidariedade e Segurança Social e num programa de inserção, de modo a conferir/garantir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios pecuniários, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreça, a progressiva inserção laboral, social e comunitária. A inserção constitui-se precisamente como um pilar relevante no combate à pobreza e à exclusão social, através do aumento das competências pessoais, sociais, educativas e profissionais dos seus beneficiários.


Por forma a assegurar a eficácia da implementação da presente medida foi criado pelo Instituto de Acção Social dos Açores, um Gabinete de Coordenação Regional com o objetivo de garantir um maior acompanhamento técnico, uma maior proximidade aos Núcleos Locais de Inserção, uma maior implicação de todos os sectores intervenientes (Educação, Saúde, Emprego, Segurança Social, Habitação e Autarquias) e uma maior dinamização das parcerias.

O CAAPS da Maia – Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial –, surge em 2005, no seguimento de um protocolo celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia e o Instituto de Acção Social dos Açores.


Este Centro é constituído uma equipa multidisciplinar, constituída por um(a) Técnico(a) Superior de Serviço Social, um(a) Psicólogo(a) e duas Ajudantes Socio Familiares, que acompanham os Agregados Familiares beneficiários do RSI da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande. Esta zona compreende toda a extensão territorial do Porto Formoso até à Lomba de São Pedro.


O protocolo de RSI tem como objectivos principais: (1) a progressiva inserção social, laboral e comunitária dos beneficiários e (2) prestar os apoios necessários para a satisfação de necessidades básicas dos mesmos. Este apoio, de grosso modo, é, então, realizado pela equipa através do acompanhamento, nas diferentes situações que surgem, através de atendimentos no serviço ou visitas domiciliárias.



   Equipa Técnica – CAAPS Maia:


   - Técnica Superior de Serviço Social

- Psicólogo Clínico

- 2 Ajudantes Sociofamiliares


 

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, dirija-se ao CAAPS Maia, com sede na Rua de Santa Catarina s/n., Maia – S. Miguel. Estamos disponíveis para trabalhar em conjunto com parceiros e receptivos à partilha de ideias.